após chuva em Araruama, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV
Até esta quarta-feira (23), pelo menos 41 pessoas já foram encaminhadas para um abrigo montado em uma escola.
Moradores de pelo menos nove bairros de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, estão sofrendo com alagamentos causados pela forte chuva que atingiu a região desde a segunda-feira (21). De acordo com a Defesa Civil, 41 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para um abrigo improvisado em uma escola.
Na manhã desta quarta-feira (23), moradores da rua Detroit, no bairro Bananeiras, estavam sendo retirados de suas casas com a ajuda de um barco. A retirada foi feita por vizinhos com barco dos próprios moradores.
Moradores ajudam vizinhos a sair de casa usando barco após alagamento em Araruama, no RJ — Foto: Paulo Henrique Cardoso/Inter TV RJ
De segunda para terça, o volume de chuva foi de 126 mm. O volume das últimas 24 horas ainda não foi divulgado.
No local, a água chegou a cerca de 1,5 metros de altura, mas já começou a diminuir.
Entre os bairros atingidos estão Rio do Limão, Mataruna, Areal, Praia do Hospício, Parati, Bananeiras, Boa Perna, Clube dos Engenheiros e Vila Capri.
De acordo com a Prefeitura de Araruama, equipes da Defesa Civil estão nas ruas na manhã desta quarta para orientar e retirar de casa as famílias que precisam de ajuda.
Rua dos Netos, em Bananeiras, também foi afetada pelos
alagamentos causados pela chuva — Foto: Paulo Henrique Cardoso/Inter TV RJ
A Defesa Civil também registrou queda de árvores no Centro e no bairro Pontinha. Os rios Mataruna e Limão transbordaram devido o grande volume de água.
As famílias que precisam de abrigo estão alojadas no Colégio Municipal André Gomes, no bairro Bananeiras, com alimentação, produtos de higiene, incluindo material de proteção, máscaras e álcool gel devido à pandemia do coronavírus.
Quem precisar de ajuda, deve ligar para a Defesa Civil nos números 199 ou (22) 2665-1001.
Por Rodrigo Marinho e Paulo Henrique Cardoso, G1 — Araruama